Ma Yansong, sócio principal da MAD Architects, revelou sua última obra de arte "Flow" na recém-inaugurada 8ª Trienal de Arte Echigo-Tsumari. Inaugurada neste verão no Japão, a instalação reinventa parte da obra de arte “Tunnel of Light” que foi concluída em 2018. Por meio de uma série de plataformas imersivas, os arquitetos abstraíram e capturaram o espírito do rio Kiyotsu, proporcionando aos visitantes uma experiência imersiva e espacial dinâmica. A Trienal espera melhorar a economia local por meio da arte e promover uma relação mais harmoniosa entre o homem e a natureza.
A instalação está localizada no Kiyotsu Gorge, conhecido como um dos três grandes desfiladeiros do Japão. O túnel de 750 metros de comprimento conecta três plataformas de observação, oferecendo aos visitantes visões desobstruídas da paisagem. Em vez de vê-lo apenas como uma passagem, MAD descobriu que o túnel funde “elementos naturais com sensibilidades de corpos e mentes, escapando do burburinho cotidiano para criar um percurso artístico". MAD inspirou-se em antigos filósofos chineses e como eles entendiam a formação e as interações do mundo natural em relação aos cinco elementos: metal, madeira, água, fogo e terra, re-imaginando a entrada e os cinco pontos-chave dentro do túnel.
Os arquitetos reconstruíram a entrada do túnel Kiyotsu Gorge. O novo volume agora possui dois andares, bilheterias, um café e uma loja de souvenirs que vende artesanatos finos feitos pelos moradores. O design interior do espaço emite uma atmosfera acolhedora e aberta, criando um lugar para descansar antes de partir para a jornada.
Como uma prequela do túnel, um espaço com design exclusivo compõe o andar superior. Acima, o topo da cobertura cônica forma uma claraboia incomum, emoldurada por espelhos prismáticos que capturam o rio correndo como um reflexo invertido. O espaço é preenchido com névoas aromáticas criando uma atmosfera ambígua. Depois de entrar, os visitantes chegam ao primeiro deck de observação. Os arquitetos preservaram o estado histórico do túnel, oferecendo aos visitantes um vislumbre do cenário original. Na segunda plataforma, os visitantes encontram um banheiro “bolha”, que lembra uma espaçonave. Esta bolha tem uma superfície espelhada, refletindo tanto o interior cinza quanto o cenário natural do lado de fora. A terceira plataforma é coberta com espelhos geométricos semelhantes a gotículas que emitem uma luz quente.
A quarta plataforma leva os visitantes a uma caverna de luz, projetada como uma lagoa rasa que se estende até o final da plataforma. A superfície refletiva da água traz o cenário externo para o túnel, com a água sobre a borda da plataforma juntando-se perfeitamente à paisagem real para formar um círculo perfeito.
A “margem entre o real e o irreal” é um conceito estético japonês, mas talvez exista algo semelhante na China, onde a distinção entre frente e verso, interior e exterior, é considerada arbitrária. O interno é externo e o externo é interno. Mesmo realidade e ficção podem trocar de lugar, tornando difícil definir com precisão o que é real. Em outras palavras, este princípio se estende a todos os fenômenos. -- Frame Kitagawa
"Flow" é complementado com um livro recém-lançado de mesmo nome, Tunnel of Light, em três idiomas: japonês, inglês e mandarim.
Fundada pelo Sr. Kitawaga, conhecido como o pai do festival de land art , a Trienal de Arte Echigo-Tsumari é um dos maiores festivais de arte do mundo, servindo como pioneira dos festivais de arte regionais em todo o Japão. O evento, que inclui participantes locais e internacionais, forneceu uma maneira alternativa de explorar o satoyama, ganhando holofotes dentro e de fora do Japão como uma prática importante na arte da construção de comunidades. Kitawaga estudou a área de Echigo-Tsumari desde 1996, examinando sua cultura e paisagem, e como ela é moldada por montanhas, rios e neve pesada do inverno. No entanto, a vida e a economia locais declinaram como resultado da modernização e urbanização, quando a agricultura tradicional e o modo de produção social mudaram, fazendo com que a geração jovem se mudasse para as cidades.